5° GBM reúne cerca de 150 voluntários para limpeza das praias do São Miguel  e São Domingos, em Ilhéus -Bahia 

15/04/2019 - 13:30

Uma tartaruga morta e três filhotes de gatos  foram uma parte do saldo da primeira edição da campanha "Na Onda Contra o Plástico", realizada pelo 5° Grupamento de Bombeiros Militar (5°GBM) de Ilhéus, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), nas praias de São Miguel e São Domingos, neste domingo (14). O restante do material depositado de forma irregular nas praias foi recolhido em dois caminhões.  A segunda etapa da campanha vai acontecer do dia 19 de maio, no município de Canavieiras que também pertence à área de atuação do 5° GBM.

Cerca de 150 pessoas participaram da primeira edição da campanha. "Sabemos que, provavelmente esses animais foram vítimas de materiais como plásticos depositados do meio líquido de forma irregular, por isso iniciamos essa campanha, para preservar nosso meio ambiente e a vida marinha", explicou o major BM Ednei Factum, comandante do 5°GBM.

O evento consistiu na limpeza de uma área de visibilidade e de grande visitação, com o objetivo de alertar a população sobre o crescente problema do consumo e descarte inadequado do plástico. O resíduo vem se acumulando nos oceanos, a partir do lixo abandonado nas praias ou carregado até o mar pelos ventos, esgotos, redes fluviais e rios. 

A campanha "Na Onda Contra o Plástico" é a segunda etapa do trabalho que a Sema iniciou em fevereiro de 2019 nas praias de Salvador, em parceria com a ong Rede Viva Mar Vivo. Foram realizadas, na capital baiana, quatro ações de limpeza de praias, tendo sido coletados mais de 14 mil itens na areia, entre filtros de cigarro, tampinhas de garrafa, latas, copos plásticos, fragmentos diversos, entre outros tipos de lixo. 

Última modificação
segunda-feira, Abril 15, 2019 - 13:36
Autor
305832934