CBMBA completa mais um treinamento específico para o Carnaval 2020

13/02/2020 - 17:00

Como de praxe em todos os grandes eventos nos quais o CBMBA atua, esta semana foi marcada pelo aperfeiçoamento de mais uma turma de bombeiros militares, entre oficiais e praças, que atuarão diretamente no circuito da maior festa do mundo. Durante as instruções, ministradas por professores da Escola Politécnica da UFBA e bombeiros militares, objetivou-se a padronização de procedimentos relacionados ao Plano de Ação do Incidente do CBMBA diante de situações envolvendo múltiplas vítimas.

 

As instruções são coordenadas pelo coronel BM Antônio Júlio, Assistente Militar do CBMBA, e tratam de temas que buscam capacitar os comandantes dos postos de comando, comandantes e motoristas de viaturas e demais militares envolvidos no evento. Na pauta, assuntos como percepção de risco e de ameaças, biossegurança, atendimento envolvendo múltiplas vítimas, noções de localização e evacuação e operações com rádio.

 

“A ferramenta Sistema de Comando de Incidentes, amplamente difundida em todo o mundo, que deve ser sempre discutida e aperfeiçoada, visa à celeridade e objetividade no atendimento a situações de desastres, ocorrências de grande monta ou até mesmo ocorrências menores, mas que envolvam o acionamento de recursos para auxiliarem os primeiros respondedores desses eventos. Para que isso ocorra, é imprescindível que todos os envolvidos tenham seu papel definido e estejam conscientes de suas atribuições e competências, não somente Bombeiros Militares, mas qualquer entidade, pública ou privada, que atue em conjunto visando salvaguardar vidas, controlar o incidente e proteger o patrimônio”, completou o coronel BM Antônio Júlio.

Palavras-chave

Fotos

Última modificação
quinta-feira, Fevereiro 13, 2020 - 18:30
Autor
305064785